domingo, 14 de setembro de 2014

Morro de São Paulo com Crianças Parte III - Volta a Ilha e Boipeba

Quem já conhece Morro sempre recomenda o passeio volta a Ilha. Ele dura quase o dia inteiro e realmente é imperdível. É feito normalmente em pequenas lanchas, nós fomos em um flex-boat e eu achei bem agradável por que ele "pula" menos que as embarcações menores. A Luisa estava um pouco gripada neste dia e acabou enjoando um pouco, mas mesmo assim aproveitou bastante. O barco só pega o mar agitado no inicio do passeio porque o barco vai contornando a Ilha de Tinharé pelo lado de fora, isto é, a parte voltada para o oceano, depois nós vamos pela parte voltada para a baía juntinho ao continente então é bem tranquilo.

A maré estava bem baixinha então pudemos aproveitar bem as piscinas naturais de Moreré, é surpreendente, a gente fica a muitos e muitos quilômetros da praia com a altura da agua em alguns trechos na altura das canelas, em outros dá para dar um mergulho revigorante. A agua fica de várias tonalidades diferentes. No local fica um barquinho fazendo o papel de bar. Foi muito relaxante tomar uma cervejinha com vários peixinhos a nossa volta. O único ponto negativo é que tinha muita gente na minha opinião, parece que todos os barcos saem na mesma hora. Deve ser divino ficar lá sem ninguém por perto, ou melhor, só quem você gostaria realmente de dividir este pedacinho de paraíso. Uma pena que não tenho fotos dos peixinhos.

Moreré já pertence a Ilha de Boipeba, após mais ou menos uma hora nas piscinas partimos para a praia Boca da Barra, na verdade eu e Luisa ficamos em uma praia que não lembro o nome já na Ilha e fizemos uma trilha acompanhadas de um guia local. Rodrigo e Cecília seguiram com o barco até a Boca da Barra onde ficaram esperando por nós em um restaurante super aconchegante. Lá em Boipeba tem o tal restaurante do seu Guido que é famoso pelas lagostas mas não passamos por lá.

boi na sombra

Pena que as coisas já estão mudando por lá espero que seja pra melhor mas eu detestei esse "shopping" que fizeram onde antes havia um coqueiral. O guia informou que tiraram cerca de oito mil coqueiros pra fazer esta construção que, na minha opinião, estragou a paisagem.

descanso depois da caminhada e do almoço

povo simpático não? todo mundo sorrindo para a foto!

visita a uma criação de ostras, eu não como mas gostei dos enfeites!

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Morro de São Paulo com Crianças Parte II - Praia da Gamboa

As praias de Morro de São Paulo são muito bonitas mas a Ilha de Tinharé é muito grande e tem muitas outras praias para conhecer, tem também a maravilhosa Ilha de Boipeba que faz parte do mesmo arquipélago. As agências em Morro oferecem o passeio a praia da Gamboa feito em lancha só que ouvindo dicas aqui na internet resolvemos fazer o passeio por conta própria e a pé. É uma experiência inesquecível fazer essa caminhada até Gamboa e muito tranquila. Saindo da Vila de Morro de São Paulo pega-se uma trilhazinha pela Mata e logo chegamos em uma praia, mais uma caminhada deliciosa pela areia você encontra o famoso banho de argila e logo depois a praia e a vila de Gamboa. Lá tem vários quiosques rústicos que oferecem cadeira e guarda-sol, bebidas, petiscos e refeições. Comemos um camarão muito bom, acho que o nome do local era Raio de Sol. È preciso ficar ligado nas marés: se estiver alta é provável que tenha alguma dificuldade pra passar.O ideal é ir quando a maré estiver baixa e na volta pegar um barquinho pra voltar, foi o que nós fizemos.

Aqui inicia o caminho para Gamboa

Não é walking dead é Argila

No dia seguinte fizemos o passeio mais famoso de Morro de São Paulo: volta a Ilha. Esse passeio realmente dá uma volta completa a Ilha de Tinharé que é imensa e ainda conhecemos a Ilha de Boipeba, simplesmente obrigatório e maravilhoso!

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Morro de São Paulo com Crianças - Parte I - Piscinas naturais na Quarta Praia

Depois de meses planejando essa viagem chegou o grande dia. A expectativa era enorme principalmente em relação ao translado do Aeroporto de Salvador até Morro de São Paulo. Já estava decido que não iríamos de catamarã mas não quis fechar antes com a Cassi Turismo por causa do horário do voo, a previsão de chegada era 11:00 e a van da Cassi iria sair 11:30, o rapaz me falou por telefone que se o voo atrasasse eu teria que esperar até 15:30 pela próxima saída. Achei melhor deixar pra ver na hora pois se tivesse algum atraso a gente ia por conta própria. O voo chegou na hora e deu tudo certo, encontramos o cara da Cassi no aeroporto e ficamos mais tranquilos.

Após várias horas de viagem e muito troca-troca de condução com malas, crianças, mochilas, finalmente chegamos a Ilha de Tinharé, não sem antes um pouquinho de emoção no último trecho da viagem que era do Atracadouro de Valença até Morro de São Paulo em uma lancha rápida. O cara da Cassi tursimo disse que seria uma viagem tranquila durando cerca de doze minutinhos. Eu não marquei o tempo da viagem mas pareceu uma eternidade pois a tal lancha era bem pequena e pulava muito. O pior é que entrava tanta água que parecia aqueles filmes de tempestade em alto-mar. Chegamos totalmente ensopados mas pra minha surpresa as meninas adoraram. Nesse momento percebi que essa viagem seria maravilhosa.

Chegando no píer tem várias pessoas oferecendo pra carregar as malas nesses carrinhos de mão, eles estavam cobrando R$10,00 por mala, na hora achei caro mas depois de um dia inteiro pra chegar até que achei barato não ter que subir aquelas ladeiras carregando mais peso que o meu próprio corpo exausto.

Ficamos na pousada Vista Bela na primeira praia, ótima localização, bom custo benefício, café da manhã ótimo. O atendimento ficou um pouquinho a desejar, ainda mais comparando com o que recebemos na pousada Fruta-pão em Barra Grande.

Chegamos no sábado 18 de outubro já à tardinha, então foi só fazer o check-in, tomar um banho e sair pra comer alguma coisa. No domingo tomamos o café da manhã e fomos fazer o reconhecimento de área, eu já tinha pesquisado muito então já tinha um roteiro na cabeça dos passeios que queria fazer.
A maré estava boa então fomos para caminhando até a quarta praia pra ver as piscinas naturais.
A caminhada é tranquila, as praias não são muito extensas nesse trecho.

A Cecília e o Rodrigo ficaram só aproveitando a sombrinha do Bar Pimeta Rosa que é bem agradável e de frente para as piscinas naturais da Quarta Praia.

A maré estava bem baixinha mesmo, quando voltamos a paisagem era bem diferente!